sexta-feira, 22 de junho de 2012

Opt an illusionary tale

Os livros sobre ilusões de ótica se dividem em dois grupos. Os primeiros são aqueles destinados a divulgar diversos exemplos, iguais aos livros publicados por Al Seckel. Nessas edições é comum encontrar o que há de mais recente na área e um repeteco dos clássicos. Essas publicações são destinadas a ampliar o repertório visual do leitor. Entretanto há um ponto negativo. A repetição das mesmas ilusões e fontes de referências somada a superficialidade de como os assuntos são tratados cria um mercado perfeito para publicações caça niquel.
O segundo grupo de livros são aqueles que se utilizam das diversas técnicas de ilusão óticas para contar uma história.
Embora seja em bem menor número, esse livros acabam se tornando referência justamente por conter uma algo a mais para o leitor.


Opt an illusionary tale de Arline e Joseph Bahum, 32 páginas, 1987, editado pela Viking Kestrel é uma edição destinada ao público infantil. A história basicamente se resume a apresentação de um castelo e seus moradores. O texto é bem didático. Cada personagem ou situação é seguida de uma ilustração e que se pode encontrar muitas ilusões inseridas.


Composto de um texto simples, cada página ilustrada apresenta duas ou três ilusões, por exemplo, o garda do castelo que possui uma lança inspirada no tridente impossível ou a mesa do interior do castelo que é inspirada no vaso de Rubin.
No final do livro há um apêndice explicando todas as ilusões inseridas nos desenhos.


Nenhum comentário: